• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

11 coisas que o piloto não deve dizer na entrevista de seleção

Depois de anos batalhando para completar as horas do curso de piloto, economizando até os centavos e anotando cada voo com muito cuidado na caderneta individual, chega o tão sonhado momento da primeira entrevista de seleção em uma companhia aérea.

Você corta o cabelo, escolhe sua melhor roupa, ensaia algumas respostas e vai para a entrevista de seleção na esperança de fazer tudo certo e sair de lá com a vaga.

Como toda pessoa com pouca experiência, a chance de você falar o que não deve sempre existe. Por isso preparei para você essa lista com alguns tópicos para passar longe e evitar constrangimentos.

 

1. Eu não via a hora de terminar meus voos de instrução.

OK, os voos de instrução podem não ser a sua coisa favorita no mundo, mas tenha em mente que um monte de gente realmente gosta, e um deles pode ser o cara que está na sua frente naquele exato momento. Além disso, um bom piloto tem que ter em mente que ele nunca vai parar de estudar: simuladores, voos de check, manuais… você realmente acha que o aprendizado acabou?

 

2. Eu não quero voar com o comandante “Fulano”, eu ouvi algumas coisas sobre ele…

Falar mal de alguém, além de não te ajudar em nada, só vai fazer você perder pontos. Vai que o comandante “Fulano” é padrinho de casamento do entrevistador? Nunca se sabe! Além disso, esse tipo de comportamento soa bastante antiprofissional e faz com que a pessoa que está ali na sua frente na hora da entrevista de seleção acenda um alerta a seu respeito: se você não tem problemas em falar mal de um funcionário, provavelmente não terá problemas em sair falando mal da empresa por aí também.

 

3. Eu não quero voar o ATR. Você pode garantir que eu vou para o jato?

Todo mundo tem uma aeronave preferida, isso é fato. Porém você deve estar disponível para voar a aeronave que a empresa quiser, não a que você sempre sonhou. Depois da entrevista de seleção, quando você já estiver dentro da empresa, você provavelmente vai ter a chance de mudar de aeronave, mas isso com certeza não será logo no seu primeiro dia. Seja paciente.

 

4. O candidato “Fulano de Tal” tem um histórico de voos perigosos.

O mesmo dito no tópico dois vale para este. Evite falar mal dos seus concorrentes também. Tente conseguir a vaga destacando os seus pontos positivos, não fazendo “fofoca” na tentativa de desqualificar o outro candidato na hora da entrevista de seleção. Isso pega muito mal.

 

5. Eu quero trabalhar nessa empresa porque eu moro aqui.

Se a companhia onde você está sendo entrevistado for localizada na mesma cidade em que você mora, ótimo, mas tenha em mente que uma companhia pode ter base em várias cidades, ou seja, você pode ser requisitado em outra localidade, mesmo que torça o nariz para isso. Então não pareça inflexível logo de cara para essa possibilidade.

 

6. Quanto tempo dura a entrevista de seleção mais ou menos?

Todo mundo tem compromissos, mas você nunca deve dar a impressão de que está apressado para ir a outro lugar. No dia da entrevista de seleção o ideal é não marcar outro compromisso. Uma entrevista de seleção pode durar 30 ou 90 minutos, dependendo do quão bem ela vá. Quando você demonstra pressa o entrevistador vai ser tentado a terminar o mais rápido possível, além de parecer que você não está realmente interessado em estar ali.

 

7. O quão rápido eu vou ser promovido à comandante?

Quando você faz esse tipo de pergunta, além de parecer arrogante, fica subentendido que o cargo oferecido não te satisfaz. Existem maneiras melhores de perguntar isso. Você pode dizer por exemplo: “Eu estou realmente interessado em ficar um bom tempo na empresa. Como funciona o plano de carreira de vocês?”.

 

8. Esse governo é uma vergonha. Você viu a medida absurda que tomaram ontem?

Opinião é igual… bem… você sabe como opiniões são. Evite política, religião, etc, etc…

 

9. Huuum, eu não sei a resposta.

Mesmo se preparando muito para a hora da entrevista de seleção, ainda podem aparecer questões para as quais você não ensaiou respostas. Porém dizer “eu não sei” não é uma boa estratégia. Apesar de soar sincero, tente contornar a situação enquanto pensa a respeito.

Repita a pergunta enquanto vasculha o seu cérebro em busca da informação, ou diga lentamente “Essa é uma ótima pergunta. Eu acredito que a resposta seria…”. Ainda nada? Peça um copo d’água, um pedaço de papel ou um minuto para pensar.

 

10. Eu queria trabalhar na BlueSky Linhas Aéreas, mas como não me chamaram eu vim tentar aqui.

Você deve parecer animado para trabalhar na empresa em que está sendo entrevistado. Aja dessa forma ou então só mande seu currículo para onde realmente queira trabalhar. O entrevistador não quer alguém que demonstre que na primeira oportunidade vai cair fora.

 

11. Não, eu não tenho nenhuma pergunta.

A internet é uma grande aliada para conhecer um pouco mais da empresa onde você pretende trabalhar, mas às vezes não contém todas as respostas. Então não chegue de mãos abanando e tire um tempo para preparar alguma pergunta sobre a empresa, sobre a vaga ou sobre funções específicas do trabalho a ser desempenhado. Isso vai demonstrar que você está interessado o suficiente e disposto a aprender.

 

Este é primeiro artigo de uma série de dicas sobre o mercado que estou preparando para vocês. Você tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe aqui nos comentários.

0 responses on "11 coisas que o piloto não deve dizer na entrevista de seleção"

Deixe seu comentário

AeroAcademy © 2017
X