• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

11 filmes sobre aviação para se divertir, se emocionar e aprender

Voar é algo tão encantador e fascinante que a indústria do cinema não se cansa de lançar filmes sobre aviação. E pra quem ama o tema, isso é um prato cheio. O simples fato de ter um tempo para assistir TV pode se tornar algo muito mais prazeroso quando a aviação é o foco do enredo.

Em meio a tantos títulos fica até difícil escolher. Mas eu encarei essa tarefa e aqui vai uma lista de grandes filmes de sucesso – e outros nem tanto assim – que vão encantar pilotos, comissários e entusiastas da área.

Voando Alto11 – VOANDO ALTO (View from the Top, 2003)

Do diretor brasileiro Bruno Barreto, é uma comédia romântica que conta a história de Donna Jensen (Gwyneth Paltrow), uma garota humilde que tem como sonho se tornar uma comissária de voo e viver todo o glamour que a profissão tem a proporcionar. Ao entrar na escola de comissários, ela começa a descobrir mais sobre a profissão e tem que lidar com as dificuldades para alcançar seu sonho.

 

 

 

10 – VIPS (VIPs, 2011)

O filme é inspirado na vida do estelionatário Marcelo Nascimento da Rocha, interpretado por Wagner Moura. Conta a história de um rapaz que vive de mentiras e aplicar golpes desde a escola. Seguindo o sonho de tornar-se piloto como o pai, ele viaja sozinho para o Mato Grosso, onde se emprega num pequeno aeroporto e, em mais um golpe, acaba tornando-se piloto do tráfico da fronteira. O filme conta a trajetória desde a infância até se passar por Henrique Constantino, filho do dono da Gol Linhas Aéreas.

 

9 – O VOO DA FENIX (Flight of the Phoenix, 2004)

Segundo a mitologia grega, a Fênix é um pássaro que, quando morre, entra em autocombustão e renasce das próprias cinzas. E isso é tudo o que você precisa saber para entender o que a Fênix do título tem a ver com o avião do filme. Após fazer um pouso forçado no meio do deserto com o avião de carga que pilotava, o comandante Frank Towns (Dennis Quaid) e os dez sobreviventes só tem uma saída: construir um novo avião com os destroços do primeiro.

 

 

8 – TOP GUN (Top Gun, 1986)

Figurinha carimbada na Sessão da Tarde, o filme conta a história de Pete “Maverick” Mitchell, um jovem piloto de caça da Marinha norte-americana. Enquanto tenta provar que é o melhor piloto da Top Gun Naval Flying School, vice um romance com a instrutora Charlie (Kelly McGillis). E quem não se lembra da canção “Take My Breath Away”, da banda Berlin, que embalou o romance do casal do filme?

 

 

7 – VOO UNITED 93 (United 93, 2006)

Numa ação que fazia parte dos atentados de 11 de setembro, terroristas sequestraram o voo United 93, com o objetivo de desviá-lo para atingir a Casa Branca. O filme é baseado na história real dos passageiros que decidem reagir para evitar que os planos dos terroristas sejam concluídos. Mesmo já sabendo como termina, não dá para assistir ao filme sem torcer por uma reviravolta.

 

 

 

6 – AMÉLIA (Amelia, 2009)

Neste filme a atriz Hilary Swank interpreta a lendária Amelia Earhart, primeira mulher a completar a travessia do oceano Atlântico pilotando um avião. Este feito fez com que ela se tornasse uma celebridade nos Estados Unidos, onde passou a ser chamada de “deusa da luz”, devido a sua ousadia e carisma. Seu fascínio pelo perigo fez com que em 1937 embarcasse na mais arrojada de suas missões: dar a volta ao mundo em um voo solo.

 


5 – ESQUADRÃO RED TAILS (Red Tails, 2012)

A força aérea americana está sofrendo muitas baixas devido aos bombardeiros em suas missões contra a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Sem dinheiro para bancar novos investimentos, o governo começa a considerar a possibilidade de ter pilotos negros. Surgem então os Red Tails, ou caudas vermelhas, cujos aviões tinham a empenagem pintada nessa cor, formando o primeiro grupo de pilotos negros da história do exército dos EUA. Baseado em fatos reais, o filme mostra como os jovens pilotos precisaram superar muito racismo para provar seu valor em combate.

 

4 – SEM ESCALAS (Non-Stop, 2014)

Neste longa o ator Liam Neeson interpreta o agente federal aéreo Bill Marks. Em um voo internacional de Nova York a Londres, a 40 mil pés de altitude, ele recebe uma série de mensagens de texto exigindo que a companhia aérea deposite US$ 150 milhões em uma conta. Caso contrário, um passageiro morrerá a cada 20 minutos. Com tensão, a cena do acidente aéreo envolve uma bomba e um pouso de emergência incrível.

 

 

3 – O VOO (Flight, 2012)

O experiente piloto William Whitaker, interpretado por Denzel Washington, se torna um herói nacional após evitar uma catástrofe quando o avião que pilotava apresenta uma pane. Porém, seus problemas pessoais com consumo de drogas e álcool colocam dúvidas sobre sua habilidade. Vale como reflexão que, apesar de glamourosa, a vida dos tripulantes é às vezes cercada de solidão e distância da família.

 

 

2 – O AVIADOR (The Aviator, 2004)

Com onze indicações ao Oscar e tendo ganhado cinco, o filme do aclamado diretor Martin Scorsese conta a história do milionário Howard Hughes, interpretado por Leonardo DiCaprio. Aos 18 anos ele herda uma fortuna do pai e usa esse dinheiro e seu talento para projetar, fabricar e pilotar aviões. Hughes também foi cineasta e produziu filmes como “Anjos do Inferno”, outra obra prima dedicada à aviação.

 

 

1 – Sully – O Herói do Rio Hudson

O filme Sully se tornou obrigatório para aviadores antes mesmo de ser lançado. Conta a história real do comandante Chesley “Sully” Sullenberger, interpretado por ninguém mais, ninguém menos que Tom Hanks. No dia 15 de janeiro de 2009, logo após decolar do aeroporto de LaGuardia, em Nova York, uma revoada de pássaros atinge as turbinas do A320 pilotado por Sully. Com o avião seriamente danificado, o comandante não vê outra alternativa senão fazer um pouso forçado em pleno rio Hudson. Mesmo salvando todos que estavam a bordo, suas decisões são colocadas à prova e ele passa por um rigoroso julgamento da agência de regulação aérea nos Estados Unidos. Com direção de Clint Eastwood (sim, Hanks e Eastwood juntos neste filme) o filme é extremamente fiel aos fatos e agrada muito quem está de “saco cheio” dos absurdos que Hollywood costuma fazer quando se trata de aviação.

 

Sei que falei em 11 filmes, mas aqui vai um bônus: AVIÕES (Planes, 2013), da Disney. A animação conta a história de Dusty, um avião agrícola cujo trabalho é, claro, pulverizar plantações. Seu grande sonho é participar de corridas internacionais, mas ele tem medo de altura e não foi projetado exatamente para competir. Então ele recorre a Skipper, um veterano avião da marinha que o ajuda a se classificar para enfrentar o atual campeão da corrida. O filme ganhou uma continuação em 2014, Aviões 2, que também vale a diversão.

E pra você, quais foram os filmes de aviação que marcaram? Deixe aqui nos comentários.

12 de outubro de 2017

3 responses on "11 filmes sobre aviação para se divertir, se emocionar e aprender"

  1. No lugar do besteirol de Voando Alto, poderiam colocar aquele que é, talvez, o único filme feito sobre o Controle de Tráfego Aéreo: “Alto Controle (Pushing Tin)”, com John Cusack, Billy Bob Thornthon e Angelina Jolie. Um filme interessante pra quem queira saber mais sobre nosso trabalho e como é a vida e a rotina do outro lado da fonia.

  2. Parabéns, aviador! A lista é de primeira linha. Mas faltou um que vc por ser ainda garoto nem deve ter ouvido falar e que eu, (67) considero O MELHOR DO GÊNERO: “THE HIGH AND THE MIGHTY”, TB conhecido como “UM FIO DE ESPERANÇA” (1954).
    Mas vc não tem obrigação nenhuma de saber ,por conta de ser muito jovem. Pode ser até que vc viu e não gostou… Mas é a história de um co-piloto que tinha sido comandante……bem ,não vou contar… Mas se vc não viu e nunca ouviu falar, eu te recomendo,vale a pena !. O avião utilizado no filme, segundo consta chegou a voar aqui no Brasil na antiga Real Aerovias,com a matrícula PP-YRO (Era um DC-4 Skymaster ou C-54,quadrimotor,nem pressurizado era!).
    A propósito, EU NÃO SOU PILOTO, mas acompanho aviação de há muito tempo . Por ser amigo de muitos de vcs, sei a vida dura que levam. Me preocupa muito a AUTOMATIZAÇÃO EMBARCADA.
    Desejo a vc mais sucesso ainda em sua carreira, ao tempo em que agradeço sua bela postagem !

  3. Um tripulante, um dia, me indicou um filme “À deriva” dizendo que era muito bom. Quando assisti, fiquei impressionada: ele superou minhas expectativas, pois trata-se de uma estória real e emocionante. O filme se passa durante a Segunda Gerra Mundial, em que o piloto mais dois tripulantes da marinha norte americana, caem com a aeronave no oceano Pacífico, e têm que lutar para sobreviver por muitos dias em um bote salva vidas, enfrentando fome, sede, tubarões, conflitos interpessoais, etc. Um exemplo de superação e de resiliência, que muito me marcou! Quando tudo parece acabado, talvez ainda haja forças para lutar! Recomendo muito!

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Validar certificado

Receba nossas novidades:

Positive SSL
top
AeroAcademy © 2017
X