• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

6 aeroportos com os pousos mais perigosos do mundo

A aviação está cada vez mais segura, fato. Porém, algumas vezes a necessidade de chegar até determinado lugar faz com que alguns requisitos tenham que ser deixados de lado. O ser humano é teimoso e insiste em levar seu avião onde a natureza está claramente dizendo “aqui não!”.

Selecionamos seis pistas ao redor do mundo que oferecem um nível de dificuldade um “pouco acima” do normal para os pilotos. Claro que para quem vive ali ou opera diariamente podem não ter nada de mais, porém para quem vê pela primeira vez, chega  gelar a espinha.

#1 – Aeroporto Juancho E. Yrausquin – Caribe

Com uma pista de 400 metros, este aeroporto está localizado na pequena ilha de Saba, no Caribe. Além de curta, a pista termina em um penhasco com queda para o mar. O aeroporto é tão perigoso que somente três modelos de aeronaves são autorizados a operar no local.
Os montes elevados que flanqueiam um lado da pista dão ainda mais “emoção” na hora do pouso.

#2 – Aeroporto Gustaf III – Caribe

Localizado na ilha caribenha de São Bartolomeu, a pista deste aeroporto possui três características que fazem esse aeroporto bastante desafiador: é curta, em declive e está localizada entre as montanhas, terminando na praia St. Jean. Para pousar ali os pilotos precisam de treinamento específico e qualquer erro pode fazer você acabar dentro d’água. Veja o vídeo.

#3 – Aeroporto Courchevel – França

Construído em uma altitude de 6.588 pés, o aeroporto está localizado em uma área de esquis nos Alpes Franceses. Possui uma pista de 525 metros que é frequentemente invadida pela neve e cuja inclinação exige muito das aeronaves. Devido à sua difícil localização, não possui procedimentos de pouso por instrumentos, fazendo que que seja constantemente fechado devido ao mau tempo, como nevoeiros ou nuvens baixas.

Acompanhe a chegada da aeronave e perceba que, logo após o pouso, o piloto precisa aplicar potência para vencer o aclive da pista e logo na sequencia precisa frear imediatamente para não correr o risco de sair dela.

#4 – Aeroporto Chagual – Peru

Este é um pequeno aeroporto privado localizado próximo à cidade de Chagual no distrito de Pataz, no Peru. Pertencente à “Compania Minera Poderosa”, fica bem no meio dos Andes, 3980 pés acima do nível do mar. A pista tem 1200 metros e a aproximação visual é feita através de um vale sinuoso, tornando o procedimento muito difícil e fazendo com que a aeronave emita alertas constantes de proximidade do terreno. A aproximação final é desafiadora, já que não pode ser feita centrada no eixo da pista.

#5 – Aeroporto Tenzing-Hillary – Nepal

Se você um dia cogitar escalar o Monte Everest saiba que, antes mesmo de começar a escalada, uma outra aventura te espera: chegar em segurança até a cidade de Lukla, no Nepal. A pista mede 460 metros e está totalmente cercada por morros, em uma região de muita neblina e ventos constantes, fazendo do clima mais um dos desafios.

Quer mais? A pista termina em uma queda de quase 3 mil metros e não é difícil encontrar pessoas ou animais circulando por ela. A soma de tudo isso é que, ao contrário dos outros exemplos aqui, acidentes não são difíceis de acontecer.

Uma curiosidade: o nome do aeroporto é em homenagem aos dois primeiros homens que se arriscaram a subir a montanha.

#6 – Aeroporto Barra – Escócia

Localizado na ilha de Barra, em  Outer Hebrides na Escócia, este pequeno aeroporto tem um horário de funcionamento um pouco diferente: de acordo com as marés. Por que? Simplesmente porque é o único aeroporto comercial do mundo que utiliza a praia como pista. Quando a maré vem, as pistas ficam submersas e fechadas para pousos e decolagens.

São três pistas de areia marcadas por postes de madeira em suas cabeceiras. Juntas elas formam um triângulo e o piloto escolhe na hora qual utilizar, de acordo com a velocidade e direção do vento. Como não podia deixar de ser, ele não tem iluminação e fica fechado à noite. Só são abertas exceções para pousos de emergência, muito arriscados devido ao piloto ter que contar somente com a iluminação da própria aeronave.

 

Gostou da nossa lista? Tem o vídeo de um pouso no garimpo que deixa esses aí no chinelo? Conte nos comentários:

3 de abril de 2017

0 responses on "6 aeroportos com os pousos mais perigosos do mundo"

Deixe seu comentário

AeroAcademy © 2017
X